O carregamento de veículos elétricos em condomínios ocorre geralmente por meio de carregadores portáteis ou do tipo WallBox, instalados na garagem, podendo ser do tipo individual, onde cada morador instala na sua própria vaga, ou compartilhado, que são instalados em vagas específicas. A escolha entre as duas modalidades é uma decisão tomada pelo próprio condomínio, assim como as políticas de utilização das vagas compartilhadas, quando aplicável.
O tempo de carregamento de um veículo elétrico em um carregador portátil ou WallBox depende da potência do carregador e da capacidade da bateria do veículo. Carregadores comuns em residências podem levar de 8 a 12 horas para recarregar uma bateria completamente vazia. Porém, são extremamente raros os casos em que a carga é feita com a bateria vaia, pois, assim como fazemos com nossos celulares, o usuário recarrega seu carro diariamente. Um usuário comum, dificilmente utiliza mais do que 20% da bateria no dia, portanto o tempo de recarga é muito menor, em torno de 2 horas.
A distribuição de custos de eletricidade entre os condôminos em condomínios com carregadores para veículos elétricos geralmente segue um modelo de rateio. Cada condômino paga pela eletricidade que consome ao carregar seus veículos. Os custos podem ser divididos com base no consumo individual registrado pelos medidores ou de maneira proporcional ao número de veículos elétricos no condomínio. Esse modelo visa garantir que cada morador contribua equitativamente para os custos associados ao uso da infraestrutura de carregamento, promovendo uma distribuição justa dos gastos. Com o sistema de gerenciamento de veículos elétricos NexoMobi, é garantido o rateio da energia consumida pelos moradores através de relatórios de uso gerados pela plataforma, além de garantir uma segurança a todos contra sobrecargas.
Não existe um número específico, pois normalmente cada morador que adquire um carro elétrico instala um carregador. Para casos de vagas compartilhadas, um carregador para cada dois ou três veículos é uma boa referência. Porém, não é regra, visto que depende da disponibilidade existente na garagem do condomínio. A instalação pode começar com um número menor e ser expandida conforme a demanda aumenta. O objetivo é garantir que haja carregadores suficientes para atender às necessidades dos condôminos, promovendo a comodidade e a acessibilidade ao carregamento de veículos elétricos.
Primeiramente é necessário conhecer a situação atual do condomínio. Fazemos uma medição inicial do perfil energético do condomínio por 15 dias. Com esses dados, utilizando o sistema NexoMobi, conseguimos adequar as necessidades do cliente sem que ele precise fazer qualquer modificação no sistema existente. O condomínio estando em bom estado de conservação, conseguimos encaixar os sistema dentro do padrão existente do condomínio.
Sim, o sistema de carregamento que a NexoMobi utiliza é totalmente modular. Caso o cliente prefira, é possível iniciar o projeto com poucos pontos de recarga e incrementar posteriormente.
Os carregadores para veículos elétricos seguem rigorosos padrões de segurança para proteger os usuários e prevenir riscos. Isso inclui certificações e conformidade com normas específicas que garantem a segurança elétrica, prevenção de curtos-circuitos e proteção contra superaquecimento. Os carregadores também incorporam dispositivos de segurança, como desligamento automático em caso de falhas. Esses padrões são projetados para assegurar que os carregadores sejam seguros e confiáveis, proporcionando uma experiência tranquila e protegida para os usuários.
Além disso, os carregadores são conectados a um quadro de proteção que conta com disjuntor, disjuntor DR (para proteção contra choques elétricos) e DPS (para proteção contra raios).
Existem veículos que precisam de um tipo de ligação elétrica específica para realizar o carregamento, mas são minoria.
Em condomínios, existe a restrição de utilização simultânea de carregadores, pois pode ocasionar uma sobrepotência, fazendo cair o disjuntor geral, podendo causar transtornos como parada do elevador. Por isso é importante a contratação do serviço de análise de perfil energético. Utilizando o sistema NexoMobi, conseguimos monitorar a potência do condomínio, evitando que seja conectado mais carregadores do que o local suporta, utilizando um sistema de filas para quando esse tipo de situação ocorre.
A manutenção preventiva dos carregadores para veículos elétricos é simples. Envolve inspeções e medições elétrica regulares, como inspeção dos cabos, conectores, disjuntores etc., como qualquer equipamento elétrico.
Caso o carregador apresente algum problema, o recomendado é entrar em contato com a concessionária ou fabricante do carregador.